Quem pensou que o técnico Muricy Ramalho fosse dar uma folga ao elenco tricolor depois da vitória sobre o Olaria no último domingo por 6 a 2 se enganou. Pelo contrário, o treinador programou um jogo treino para os atletas que não atuaram durante os 90 minutos na tarde desta segunda-feira, dia 24, contra um combinado entre garotos dos juniores e do time juvenil, nas Laranjeiras, que terminou com a vitória dos profissionais por 4 a 0.
Muricy trabalhou o time no 3-5-2 dando muita liberdade para os alas chegarem ao ataque, o que acabou fazendo com que o time de garotos chegasse pouco ao ataque, mas sempre que arriscava uma subida levava perigo à meta de Cavalieri, que fez pelo menos três defesas difíceis, impressionando os jornalistas que assistiam a atividade.
Quem também chamou a atenção foi o atacante Araújo. O novo reforço tricolor chamou o jogo desde o início e protagonizou belas jogadas de ataque, marcando inclusive um dos gols em um chute colocado. Os outros gols dos profissionais foram marcados por Souza e duas vezes por Willians.
Enquanto isso, os titulares faziam um trabalho na piscina do clube acompanhados de perto por Ronaldo Torres e por Flávio Vignoli, preparadores físicos do Fluminense. Uma cena que chamou a atenção foi a quantidade de crianças que cercaram o atacante Fred e aproveitaram para conversar com o atacante, que depois revelou o papo que levava com um garotinho.
- Ele me falou que torce por dois times. Um era o Brasil e o outro o Fluminense ai falei que ele estava bem de time (Risos).
Agora o Fluminense volta a treinar nas Laranjeiras na manhã desta terça-feira visando estar 100% para o duelo da terceira rodada da Taça Guanabara diante do Macaé na próxima quinta-feira, dia 27, às 19h30 no Engenhão.
Logo em sua primeira semana de vida, o programa de venda de ingressos do Fluminense, Guerreiro Tricolor, já é sucesso entre os torcedores. Em menos de sete dias, a iniciativa já teve a adesão de mais de 6.300 torcedores, havendo ainda cerca de 1.500 cadastros em processo de análise de pagamento.
A maior procura da torcida se deu pelo plano combo (Libertadores + Carioca) Guerreiro na Arquibancada, pacote que garante a presença do torcedor no setor Leste Superior do Engenhão. Este plano representou cerca de 80% das adesões do programa até o momento.
Mais solto em campo do que na estreia, o Fluminense superou o Olaria pela segunda rodada da Taça Guanabara 2010, neste domingo, dia 23, no Engenhão, e garantiu a liderança do Grupo B, ao lado do Botafogo, com seis pontos e 100% de aproveitamento. Apesar do susto de chegar a estar perdendo por 2 a 1, a equipe se encontrou em campo e fechou o jogo com uma goleada por 6 a 2.
Os tricolores mostraram desde o início que a troca de passes seria o caminho da vitória. Logo no primeiro minuto, Fred rolou para Mariano na direita, o lateral avançou e tocou para Deco na entrada da área, que deixou de calcanhar para Fred arriscar com perigo.
Aos 11, o entrosamento tricolor foi convertido em gol. No lance, Mariano tocou para Fred na entrada da área e o atacante deixou de letra para Marquinho, que só teve o trabalho de escolher o canto e bater para abrir o placar.
No minuto seguinte, porém, cochilo do setor defensivo do Fluminense. Na jogada, Felipe aproveitou uma bola na entrada da área e bateu no canto direito do goleiro Berna, empatando o jogo.
Aos 17, a reação do Olaria se mostrou ainda maior, quando Valencia derrubou Ivan na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Renan Silva bateu na esquerda de Berna e virou o jogo.
Atrás no placar, o Flu foi pra cima e aproveitou nova jogada de categoria pra empatar o jogo. Aos 28, Deco pegou rebote da zaga e enfiou de primeira para Fred, que girou livre e bateu no cantinho, sem chances para o goleiro adversário.
Mesmo melhor, o Flu voltou a sofrer com a velocidade do Olaria. Aos 39, Renan Silva recebeu grande bola na frente, passou pelo goleiro Ricardo Berna, mas Carlinhos conseguiu cortar quase em cima da linha.
Os tricolores foram com tudo para buscar a virada. Aos 41, Tartá recebeu cobrança de lateral na frente, mas ficou sem ângulo e na hora da conclusão bateu pra fora. No lance seguinte, Rodriguinho partiu pra cima da zaga e acertou a trave. No rebote, Marquinho, livre, não conseguiu concluir no gol.
A pressão tricolor não diminuiu e aos 44, Mariano cruzou no segundo pau e Fred foi mais alto que todo mundo para marcar de cabeça e conseguir a virada tricolor ao som de “Fred vai te pegar”.
Veio a segunda etapa e com ela mais gols. Logo com dois minutos, Marquinho cobrou escanteio pela direita de ataque e Rodriguinho, de cabeça, marcou o quarto do Fluminense.
Os comandados do técnico Muricy Ramalho gostaram de balançar a rede e foram atrás de mais gols. Aos 20, Rodriguinho, que entrou no lugar de Deco ainda no primeiro tempo, recebeu passe de Tartá na frente e bateu no canto esquerdo de Renan, marcando o quinto do Flu. Já aos 40, Marquinho, que abriu a goleada, fez o sexto gol em cobrança de falta da entrada da área.
No último minuto de jogo, ainda deu para o Olaria colocar uma bola na trave do goleiro Ricardo Berna, quando Waldir invadiu a área e bateu com força. Não adiantaria de nada, pois logo em seguida veio o apito final e a confirmação da goleada.
Fluminense 6 x 2 Olaria
Campeonato Carioca – 2ª rodada – Taça Guanabara
Dia e hora: 23/01/2011 – 19h30
Estádio: Engenhão
Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga
Auxiliares: Luiz Felippe Scofield e Michael Correia
Cartões amarelos: David (OLA), Mariano (FLU) e Renan Silva (OLA)
Gols: Marquinho 2x (FLU), Felipe (OLA), Renan Silva (OLA), Fred 2x (FLU) e Rodriguinho 2x (FLU)
Fluminense: Berna, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia (Fernando Bob), Diguinho, Marquinho e Deco (Rodriguinho); Tartá e Fred (Willians). Técnico: Muricy Ramalho
Olaria: Renan, Ivan, Thiago, Rafael e Amarildo; David, Felipe (Renato), Danilo (Vinicius) e Renan Silva; Victor (Carlos) e Waldir. Técnico: Luiz Antônio Ferreira
Autor de dois gols na vitória por 6 a 2 do Fluminense sobre o Olaria, na noite deste domingo, dia 23, o atacante Fred foi bastante participativo no jogo e acabou chamando a atenção de todos no estádio. A atuação do capitão tricolor rendeu elogios a ele por parte de seu comandante, Muricy Ramalho, que ainda afirmou se tratar de um jogador diferenciado.
Muricy lembrou que um dos fatos importantes para que Fred possa fazer a diferença nesta temporada é a preparação feita pelo atleta durante a pré-temporada. Além disso, o treinador afirmou que o camisa 9 tem objetivos em mente que o ajudam a ter ainda mais estímulos para atuar com pelo Flu.
- Definir o Fred é muito fácil. Quem esteve em Mangaratiba viu que a preparação dele foi muito boa. Ele precisa sempre estar bem, no limite, e sabe ainda que tem o objetivo de chegar a seleção. Ele está sempre no limite e precisa disso, pois é muito bom jogador. Se ele está bem é porque melhorou bastante a parte física em relação as outras temporadas.
O treinador definiu o grupo tricolor como de extrema qualidade e afirmou que quando Emerson, Conca, Edinho e Araújo estiverem em condições normais para atuar, o time será bem diferente. Muricy aproveitou ainda para elogiar os jogadores que classificou como trabalhadores e lembrou que eles foram fundamentais na conquista do tricampeonato brasileiro.
- Jogamos mais na base do entrosamento. Quando você não tem os diferentes, aqueles que fazem realmente a diferença, você tem que contar com os trabalhadores que lutam muito pelo time. Ganhamos o ano passado graças a eles. Quando voltar o Conca, Emerson e tivermos o Edinho e Araújo em forma, seremos diferentes. Vamos armar um esquema diferenciado para eles, pois na marcação será diferente – finalizou Muricy.
Antes da vitória sobre o Olaria por 6 a 2, na noite deste domingo, dia 23, os jogadores do Fluminense cumpriram mais uma etapa das comemorações do título de Tricampeão Brasileiro, conquistado em dezembro do ano passado, no Engenhão. Dez minutos antes da partida, os atletas receberam as faixas de campeão no gramado do estádio das mãos dos jogadores da equipe da Rua Bariri.
O fato que chamou a atenção de todos foi a presença do garoto Thiago Sussekind, filho de Hélio Sussekind, vencedor do leilão realizado por Fred pela faixa de campeão brasileiro para ajudar as vitimas da tragédia da Região Serrana do Rio. Além dele, esteve presente ao Engenhão o torcedor Guilherme Araújo, que venceu o leilão pela camisa que o atacante usou no jogo decisivo em dezembro. Fred dobrou o valor arrecadado para doação e entregará um total de R$ 59 mil para os necessitados.
A partir das 16h30, do domingo, dia 23, na partida Fluminense x Olaria, os torcedores que aderiram ao programa Guerreiro Tricolor poderão retirar seus smart cards no Engenhão. Nas bilheterias específicas para cada plano haverá guichês separados pelas iniciais do nome da pessoa, estando disponíveis tanto os cartões de quem solicitou o envio para casa, como os de quem preferiu retirar.
O torcedor que adquirir o plano combo ou o Carioca até às 21h, do sábado, dia 22, com pagamento por cartão de crédito, terá acesso ao jogo do dia seguinte. Quem comprou o pacote só da Libertadores poderá retirar seu smart card a partir da segunda-feira, dia 24, nas Laranjeiras.
Neste jogo, devem se dirigir para o setor leste todos os tricolores que tiverem adquirido o pacote combo (Libertadores e Carioca), enquanto deve seguir para o Oeste quem tiver apenas o plano do Campeonato Carioca. A entrada Sul também estará aberta para os torcedores do pacote Guerreiro no Gol.
Levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, assim têm sido a vida de Carlinhos. Sempre que as coisas parecem não estar dando certo, o lateral parece tirar forças do além e retornar ainda com mais disposição para mostrar serviço. No treino realizado na manhã deste sábado, dia 22, nas Laranjeiras, o atleta já deu mostras novamente do poder de recuperação.
- As coisas têm sido desta forma comigo. Sempre que preciso mostrar realmente que posso me superar consigo e isso é fruto de muito trabalho e suor.
O lateral lembrou ainda que o fato de não estar ainda no melhor de sua forma física se deve a cirurgia que realizou no fim do ano passado para corrigir uma síndrome compartimental na perna esquerda, o que acabou o deixando alguns dias a mais afastado dos trabalhos com o restante do grupo, porém a vontade de mostrar seu futebol tem superado este pequeno empecilho.
- Fiz a cirurgia na perna esquerda e acabei ficando uns dias atrasado na preparação física durante a pré-temporada. Isso causou uma certa dificuldade, mas quero sempre mostrar serviço e que posso ajudar o time a conquistar as vitórias que queremos.
Para encerrar, Carlinhos garantiu que por sua história de vida pode acabar servindo de exemplo para jogadores de clubes de menor investimento, pois até a metade do ano passado sua realidade era exatamente essa e ainda assim terminou 2010 como titular do Fluminense, campeão brasileiro.
- Se for para ser um exemplo bom, claro que quero ser. Passei por clubes grandes antes, mas também por muitos pequenos. Quando estava no Santo André queria mostrar que poderia estar em outro lugar e graças a Deus vim parar no Fluminense. Sei que a situação de muitos jogadores de times de menor investimento é a de contratos curtos e torço para que eles possam chegar aonde cheguei, com uma vida mais estável e um pouco mais estabilizados na profissão – finalizou Carlinhos.
Uma surpresa animou os tricolores presentes nas Laranjeiras neste sábado, dia 22. No trabalho realizado pela manhã, argentino Dario Conca treinou normalmente com o restante do grupo. O camisa 11 apareceu cedinho e parecia ansioso para matar a saudade dos animados rachões de vésperas de partidas. Conca foi um dos primeiros a pisar no gramado e já procurou sua companheira, a bola.
Apesar do intenso calor e do sol forte que castigava os jogadores, a brincadeira foi bastante animada e mostrou que ninguém estava afim de perder. Ainda assim, os choques mais duros com Conca eram evitados, já que o próprio argentino ainda não demonstrava aquela desenvoltura do fim do brasileirão por conta da artroscopia que realizou no joelho esquerdo.
Além de Conca, Edinho e Gérson também apareceram como surpresas na atividade. O volante cumpriu sua programação feita pelo preparador físico Ronaldo Torres e atuou durante todo o trabalho, já o lateral mostrava um certo receio em realizar certos movimentos, mas nem por isso deixou de mostrar a seriedade que a brincadeira exigia.
No fim, todos partiram para a lateral do campo e fizeram um trabalho de explosão com o preparador físico Flávio Vignoli. Após o treino, os jogadores seguiram para a concentração e de lá só saem para partirem em direção ao Engenhão onde enfrentam o Olaria na noite deste domingo, dia 23, às 19h30.
Com a expulsão de Souza na vitória do Fluminense diante do Bangu por 1 a 0, na última quinta-feira, dia 20, o sempre polivalente Marquinho apareceu novamente como opção para ocupar a vaga que surgiu no meio. O coringa de Muricy afirmou na tarde desta sexta-feira, dia 21, que o importante em sua opinião é estar sempre preparado para quando for solicitado.
- Preparado estou sempre e não me importa a hora que me chamarem. Fiquei dois meses parado e isso foi muito difícil, por isso minha reabilitação foi mais complicada. Se for o caso de entrar na vaga do Souza estou pronto. Quero sonhar que 2011 será melhor que 2010. Espero me estabilizar e ficar no time de vez.
O apoiador revelou que a ausência de Conca na equipe é um fator de dificuldade a mais para que o Flu apresente rapidamente um futebol como o das últimas rodadas da campanha do tricampeonato brasileiro, já que em sua opinião o estilo de jogo da equipe é de voltado para as características do argentino. Para Marquinho o importante enquanto o xodó tricolor não retorna é saber atuar pensando nas características de Deco.
- Temos jogadores que podem decidir partidas. Assim como o Conca o Deco também pode decidir o jogo em uma jogada diferenciada. Estamos acostumados a jogar com o Conca e estar sem ele é mais difícil e causa estranheza. O time está aprendendo a jogar com o Deco.
O Fluminense segue sua preparação na manhã deste sábado visando o confronto diante do Olaria no próximo domingo, às 19h30, no Engenhão.
Chegando ao seu sexto ano de Fluminense, o goleiro Ricardo Berna afirmou na tarde desta sexta-feira, dia 21, que apesar de ocupar atualmente a vaga de titular na meta tricolor, jamais irá se acomodar. O goleiro, que sempre foi conhecido por sua calma e dedicação enquanto aguardava sua oportunidade, que foi dada já na reta final do Campeonato Brasileiro em que o Tricolor conquistou o tricampeonato nacional.
Berna garantiu com todas as letras que se existisse alguma zona de conforto dentro do Fluminense, certamente seu nome não constaria nesta lista. O goleiro afirmou que sua grande característica é ser competitivo sempre.
- Se alguém vier falar em conforto eu to fora. Sou competitivo e quero sempre estar dando o meu melhor. Fujo a todo momento desta história de zona de conforto, quero mostrar o meu trabalho a todo momento.
A briga pela posição de titular entre Berna, Rafael e o recém chegado Cavalieri não chega a assustar o atual camisa 1 do Fluminense. O goleiro garantiu que o fato de ter assumido a vaga em um momento decisivo e de extrema importância para o clube o fez amadurecer ainda mais e ter total ciência de sua verdadeira condição no time.
- O Diego é do Flu e o time tem que procurar se reforçar realmente. Minha função aqui dentro é fazer meu papel. Assumi a posição em um momento complicado e disputei nove partidas e procurei fazer sempre o meu melhor e os números mostram que venho sendo efetivo e ajudando. Assim como os outros jogadores cumpro ordens, pois sou funcionário. Não é a condição que me colocam que vai mudar meu pensamento, sei bem o que posso fazer.
Experiente e com um conhecimento muito grande dos jogadores do grupo, por ter um perfil mais de análise e bastante bate papo durante o cotidiano, Berna afirmou que a conversa durante os treinamentos é fundamental para o acerto nas partidas. Segundo o goleiro, o conhecimento dos jogadores do grupo é fato que auxilia bastante neste entrosamento durante as partidas.
- Acho que já nos conhecemos o suficiente para saber suprir a necessidade um do outro. Conversamos muito nos treinamentos, pois nos jogos é mais difícil de ouvir. Tentamos passar a confiança para o colega e mostrar da cobertura. Quando ficamos com um a menos isso passou a ser fundamental, pois o adversário não conseguiu se impor.
O Fluminense segue sua preparação na manhã deste sábado visando estar 100% para o confronto diante do Olaria no próximo domingo, às 19h30, no Engenhão.
Atendendo às solicitações do Ministério Público e buscando prestar um melhor serviço para a torcida tricolor, a diretoria do Fluminense vem a público explicar como funcionará o benefício da meia-entrada de estudantes para os jogos em que o clube for mandante.
- Quem tem direito à meia-entrada de estudante?
Estudantes com identificação estudantil expedida por estabelecimentos de ensino ou pela respectiva associação ou gremiação estudantil.
- Quais documentos preciso apresentar na bilheteria e na entrada?
Carteira de identidade, carteira de estudante ou comprovante de matricula carimbado e assinado pela instituição de ensino, dentro da validade. Boletos bancários não serão aceitos como comprovação.
- Como será feita a fiscalização?
Fiscais do clube estarão presentes nas catracas do estádio conferindo rigorosamente a carteira de identidade e comprovação de estudante. O Ministério Público também será convidado para ajudar no controle e garantir o cumprimento das leis vigentes. Tal conferência vai gerar alguma fila, portanto, é indispensável que os beneficiados com a meia-entrada de estudante cheguem ao estádio com o máximo de antecedência.
- Haverá roleta especial para a meia-entrada de estudante?
Em todos os setores, as roletas da esquerda serão destinadas aos portadores de ingressos de meia-entrada. Para facilitar o acesso de acompanhantes, tais roletas também aceitarão inteiras.
Além disso, o Fluminense FC relembra que:
- Carteiras de Estudantes não substituem o documento de identidade
- Carteiras de Estudantes sem prazo de validade não comprovam a condição efetiva de estudante
- Cursos de idiomas também não se qualificam para a obtenção de meia-entrada
- A falsificação ou utilização de documento particular falso configuram práticas de crimes previstas nos artigos 298. 299 e 304 do Código Penal
- A compra de meia-entrada é direito dos estudantes (Leis Estaduais nº 2.519/1996, nº 4.153/2003 e nº 4.816/2006
Preocupada com a segurança dos torcedores, para evitar a superlotação, e ainda na facilidade de acesso e no cumprimento das leis vigentes , a diretoria do Fluminense vem a público explicar o funcionamento das gratuidades em jogos com mando de campo do Tricolor.
Enquanto houver lugares disponíveis, os beneficiados com a gratuidade poderão entrar em qualquer setor do Engenhão. Esgotando os ingressos de um setor, as gratuidades serão destinadas para trás do gol ou para os demais setores com lugares restantes.
Os setores Norte e Sul são as áreas mais apropriadas para as gratuidades pelo fácil acesso e existência de espaço próprio para cadeirantes. As pessoas com direito à gratuidade serão cadastradas para controle do clube. Os acompanhantes não terão direito à gratuidade.
O Fluminense F.C. ressalta: Em todas as partidas com mando do Fluminense, haverá uma cota especial para as gratuidades, porém, o setor para as gratuidades será estabelecido conforme a disponibilidade de lugares do mesmo.
Serão beneficiados com a gratuidade: Idosos – L1833/91; Deficientes Físicos – L2051/92; Menores de 12 anos - L4476/04
O Fluminense Football Club lamenta o falecimento do sócio Walter Rodenburg Ribeiro Sanches. Entre 1978 e 1980, na gestão do presidente Silvio Vasconcellos, o engenheiro Walter foi vice-presidente de patrimônio do clube.
Em um jogo do Campeonato Estadual, o Fluminense vai prestar um minuto de silêncio em homenagem a Walter. O velório será hoje, 22 de janeiro, às 17h, na Capela 2 do Memorial do Carmo.
25/01 – terça-feira
09h – Treino *
26/01 – quarta-feira
09h – Treino *
A delegação segue para a concentração após o treino da manhã
27/01 – quinta-feira
19h30 – Fluminense x Macaé - Engenhão
28/01 – sexta-feira
16h – Treino *
29/01 – sábado
09h – Treino *
A delegação viaja para Macaé após o treino da manhã
30/01 – domingo
17h – Cabofriense x Fluminense - Claudio Moacir (Macaé)
A conquista do tricampeonato brasileiro continua em evidência. Dez minutos antes da partida do Fluminense diante do Olaria, neste domingo, dia 23, no Engenhão, válida pela segunda rodada da Taça Guanabara, os atletas tricolores receberão as faixas de campeão dos jogadores adversários.
Na última quarta-feira, dia 19, os atletas participaram de outra ação relacionada ao título, a foto oficial do time. Na ocasião, os atletas, comissão técnica, departamento médico e diretoria se reuniram no campo das Laranjeiras para a fotografia.
O Fluminense estreou com o pé direito no Campeonato Carioca ao vencer o Bangu por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, dia 20, no Engenhão. O Tricolor levou a melhor graças ao talento e a competência do capitão Fred, que marcou de cabeça, após uma bela jogada de Tartá pela esquerda e ajudou a conduzir o Fluzão à vitória. Em uma partida muito truncada e com poucas chances de gol, em que Souza e um zagueiro do Bangu acabaram expulsos, o Fluminense soube se impor e teve tranquilidade para chegar ao resultado positivo.
Na primeira etapa, o Fluminense começou com tudo, pressionado e buscando o gol logo no início, mas o Bangu conseguiu se defender bem e impediu que o Tricolor chegasse ao seu objetivo rapidamente. Ainda assim, Deco teve uma bela chance no primeiro lance de ataque e Souza logo depois quase enganou o goleiro.
Aos 40 minutos, Souza, que já tinha cartão amarelo cometeu uma falta no meio de campo e recebeu outra advertência, sendo expulso logo em sua estreia com a camisa do Flu. Sem o camisa 7, o time teve um pouco mais de dificuldades para criar e Muricy teve que colocar Tartá para jogar mais centralizado ao lado de Deco.
No intervalo da partida, uma homenagem mais do que justa. Washington, que se anunciou sua aposentadoria do futebol na última quinta-feira, dia 13, foi chamado ao campo de jogo e recebeu uma placa por seus feitos pelo clube e toda sua ligação com a torcida. Além disso, o Coração Valente ganhou uma camisa com os seguintes dizeres, “Coração valente e tricolor, muito obrigado”. Emocionado, o ex-atacante foi aplaudido, aplaudiu, beijou a camisa do Fluminense e ouviu os agradecimentos também da torcida, que não parava de cantar sua música. Até os torcedores do eterno rival, Botafogo, aplaudiram Washington em sua saída de campo.
Para a segunda etapa, Muricy decidiu mudar o time e colocou Carlinhos na lateral-esquerda no lugar de Julio Cesar. Mesmo com a mudança o time criava poucas chances de gol e sempre que chegava perto da área esbarrava no excesso de vontade do sistema defensivo do Bangu, que cometia muitas faltas naquele setor.
Porém, o Fluminense parecia não se contentar com o empate logo na estreia e buscava de todas as formas chegar ao gol que garantiria os três pontos. Depois da justa expulsão do zagueiro Raphael do Bangu, o Fluminense passou a ter mais a posse de bola, mas ainda assim teve alguns sustos e chegou a ver Berna receber uma bola no travessão.
Fred, que não consegue passar em branco em suas estréias, decidiu então mostrar que é realmente iluminado e após um cruzamento perfeito de Tartá, pela esquerda esquerda, o camisa 9 subiu bonito e de cabeça empurrou para balançar a rede do Bangu. Marcando o gol da vitória do Fluminense.
Depois do gol, o Flu ainda teve mais uma grande chance. Após uma jogada ensaiada de falta na entrada da área, Fred chutou colocado buscando o ângulo, mas Thiago Leal voou e defendeu o chute do capitão tricolor.
Com a vitória, o Flu já inicia o Carioca com os três pontos garantidos em sua conta e agora começa a se preparar para o duelo do próximo domingo diante do Olaria, às 19h30, no mesmo Engenhão que atuou nesta noite de quinta e na partida em que conquistou o Tricampeonato Brasileiro.
O JOGO
Logo aos 3’, Deco recuperou a bola espalmada pelo goleiro Thiago Leal e chutou bonito, buscando o cantinho, mas novamente o goleiro conseguiu espalmar um lindo chute do Fluzão. Tartá mandou o rebote para fora depois.
Aos 9’, o Fluzão chegou através de uma linda tabela entre Fred e Souza, que recebeu na marca do pênalti e chutou buscando o canto, mas o goleiro Thiago Leal conseguiu a defesa novamente.
Aos 28’, Souza cobrou a falta pela direita para a área e quando ela ia chegar na cabeça de Fred, Leandro Euzébio cabeceou e mandou para fora.
Aos 29’, a bola sobrou quicando na intermediaria e Ricardinho mandou de primeira uma bomba que foi para fora com perigo contra a meta de Berna.
Aos 40’, Ricardinho recebe na intermediária e chuta buscando o cantinho esquerdo de Berna, mas a bola passa rasteirinha, tirando tinta da trave e vai para fora.
Aos 47’, o goleiro Thiago Leal sai jogando errado e a bola sobra para Mariano, que tenta surpreender chutando de perto do meio de campo, mas a bola acaba indo para fora, apesar de passar pertinho da trave.
Aos 10’, Marquinhos cobrou uma falta da direita para a área buscando Fred. O atacante conseguiu o desvio, mas não o suficiente para empurrar para o gol. Na sobra, por pouco Leandro Euzébio consegue o desvio, mas ela vai mesmo pela linha de fundo.
Aos 16’, Galhardo foi carregando a bola para o meio e soltou a bomba. Berna espalmou e no rebote Pipico chutou em cima de Leandro Euzébio e ela foi pela linha de fundo.
Aos 21’, Marquinhos cobrou um escanteio para a área e Gum desviou de cabeça, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo com muito perigo.
Aos 22’, Fabiano descolou um lançamento da esquerda e Galhardo desviou de cabeça, mas a bola explodiu no travessão.
Aos 27’, Thiago Neiva chegou pela esquerda e rolou rasteiro para a área. A bola chegou ate Leandro Costa, que dominou, girou e chutou para uma bela defesa de Berna. No rebote Gum não quis saber de brincadeira e mandou para longe da zona de perigo.
Aos 30’, Fred recebeu na entrada da área pela direita, deu um corte no zagueiro, que ficou caído olhando a jogada do atacante tricolor, mas ele acabou chutando por cima da meta adversária.
Aos 37’, Tartá cruzou uma bola perfeita da esquerda e ela chegou limpinha na cabeça de Fred, que só teve o trabalho de empurrar para a rede, bonito, marcando o gol do Fluzão na partida.na comemoração o atacante correu para os braços da galera e vibrou bastante.
Aos 42’, o Fluminense cobrou uma falta na entrada da área de maneira ensaiada e Fred tentou buscar o ângulo do goleiro Thiago, mas ele conseguiu voar bem e espalmar para escanteio.
Bangu 0x1 Fluminense – Engenhão – 1ª rodada da Taça Guanabara 2011
Bangu: Thiago Leal, China, Diego, Raphael e Fabiano; Joziel, André Barreto, Thiago Galhardo (Tiago Neiva) e Pipico; Ricardinho (Abilio) e Somália (Leandro Costa). Técnico: Gabriel Vieira
Fluminense: Berna, Mariano (Marquinhos), Gum, Leandro Euzébio e Julio Cesar (Carlinhos); Valencia, Diguinho, Souza, Deco (Rodriguinho) e Tartá; Fred. Técnico: Muricy Ramalho
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortes (RJ)
Auxiliares: Ricardo Mauricio de Almeida (RJ); Eduardo Souza Couto (RJ)
Gols: Fred, aos 37’ 2°/T (0x1)
Cartões amarelos: Leandro Euzébio, Souza, Julio Cesar (FLU); Raphael, Diego, Joziel, China, Abilio (Bangu)
A noite foi dele. Washingtou roubou a cena na estreia do Fluminense contra o Bangu, na noite desta quinta-feira, dia 20, no Engenhão e foi aplaudido de pé pelos torcedores. Depois de anunciar a aposentadoria na semana passada, o Coração Valente foi homenageado pelo clube e recebeu uma placa das mãos do presidente Peter Siemsen e do presidente da Unimed, Celso Barros, além de uma camisa comemorativa entregue pelo vice-presidente de futebol Alcides Antunes.
A emoção tomou conta no momento que ficou mais perto dos tricolores e ouviu das arquibancadas o grito de “muito obrigado”. Até os botafoguenses que ainda estavam no estádio se renderam e aplaudiram, reconhecendo a importância do atacante para o futebol.
Um dos destaques da vitória sobre o Bangu, o jovem Tartá, que deu o passe para o gol de Fred na vitória por 1 a 0, elogiou a iniciativa do clube e destacou o carinho que todos do grupo tem por ele.
- O Washington merece todos os aplausos, é um vencedor na vida e tem um carater enorme. Desde que subi para o time principal, em 2008, tive a oportunidade de conhecê-lo. É um prazer enorme ter jogado e conhecido uma pessoa no futebol com uma história tão bonita quanto a dele – elogiou.
O técnico Muricy Ramalho foi só elogios ao garoto Tartá após a vitória do Tricolor por 1 a 0 sobre o Bangu, na noite desta quinta-feira, dia 20, no Engenhão. O treinador elegeu o estilo de jogo do meia como algo de grande importância para o time do Flu atualmente, até porque Conca, que geralmente comanda o meio de campo nas partidas, ainda se recupera de uma artroscopia no joelho esquerdo e não tem data para retornar ao time.
Segundo Muricy, o talento e ritmo de jogo de Tartá garante a opção de alterar o estilo do time em campo, o que facilita uma mudança de postura ainda que não seja feita nenhuma alteração no setor, como foi aconteceu na partida diante do Bangu.
- O Tartá, pelo ritmo e força física, podemos mudar de posição em campo, como fizemos no segundo tempo, trazendo ele um pouco mais pro meio. É um jogador que ajuda muito e pela condição física é ainda mais importante.
O reconhecimento do treinador faz o jovem Tartá ganhar ainda mais confiança e moral para atuar com a camisa tricolor. Apesar da juventude, o apoiador afirma que pelo técnico conhecer bem seu estilo de jogo jamais pensou duas vezes antes de colocá-lo em campo.
- O Muricy tem total confiança em mim, nem precisa me dizer nada, nunca pensou duas vezes em me colocar em momentos mais difíceis e agora não precisa nem falar logo após o jogo - explicou.
O time do Fluminense se reapresenta na tarde desta sexta-feira, nas Laranjeiras e já inicia os preparativos para o duelo diante do Olaria no próximo domingo, às 19h30, no Engenhão, pela segunda rodada da Taça Guanabara no grupo B.
Após a vitória logo na estreia do Campeonato Carioca diante do Bangu por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, dia 20, no Engenhão, o técnico Muricy Ramalho afirmou ter gostado da partida como um todo, apesar de ter apontado alguns erros cometidos pelo time tricolor durante a mesma. Sempre muito critico com seu trabalho, Muricy afirmou que o que mais o surpreendeu durante o jogo foi a saída de bola pelo meio, o que não é de costume do time segundo o treinador, que ainda elogiou a equipe do Bangu.
- Acho que cometemos alguns erros no primeiro tempo. Não é costume nosso ter a saída de bola pelo meio do campo e a expulsão de um jogador. São coisas primárias e não podem acontecer. Estreia é difícil, treinar 10 dias para jogar é complicado, é diferente entrar uma equipe que trabalha há mais tempo. Corrigimos algumas coisas no intervalo, o Bangu fez uma grande partida e mesmo sendo 1 a 0 acho que foi um bom jogo.
O treinador garantiu a todos que é preciso ter calma neste começo de competição, pois é necessário estar atento ao desgaste excessivo, que pode ocasionar alguma lesão muscular. Muricy confessou que vai estudar bem o jogo de domingo, contra o Olaria para ver se fará alguma mudança e aproveitou para expor que tem plena confiança em seus jogadores para marcarem os gols.
- Nesse começo é preciso ter um pouco de calma. É preciso avaliar bem todos os aspectos, temos que ter cuidado com lesões musculares. Pode ser que a gente mude alguma coisa para domingo. Nossa vantagem é o entrosamento e noção de espaço, pois, nos conhecemos bem. Sempre conversamos que se não sofrermos o gol com certeza vamos fazer porque temos jogadores competentes para isso.
O time do Fluminense se reapresenta na tarde desta sexta-feira, nas Laranjeiras e já inicia os preparativos para o duelo diante do Olaria no próximo domingo, às 19h30, no Engenhão, pela segunda rodada da Taça Guanabara no grupo B.
Buscando uma maior comodidade para os torcedores que ainda se associam ao programa Guerreiro Tricolor, a diretoria definiu que quem adquirir o pacote até às 21h deste sábado, dia 22, terá acesso ao jogo do dia posterior, contra o Olaria, no Engenhão.
Os torcedores que solicitaram a retirada no local terão um stand específico para requerer os cartões do programa, enquanto os demais encontrarão seus nomes em uma listagem, que estará em uma roleta de cada entrada. Esses, mediante a apresentação de documento de identificação oficial, terão o acesso liberado.
Antes da partida, outras informações serão divulgadas esclarecendo as principais dúvidas com relação ao programa.
Passado um mês e meio da conquista do terceiro título brasileiro do Fluminense, os heróis da conquista se reuniram no centro do campo das Laranjeiras para a foto oficial do título. Veja um clipe com imagens exclusivas da produção e uma entrevista com o capitão Fred sobre a emoção de rever o troféu...
Lugar de rivalidade é só dentro de campo. Pensando assim, Fluminense e Botafogo lançam a campanha de solidariedade para ajudar as vítimas das enchentes e deslizamentos que assolaram a Região Serrana do Rio de Janeiro. Na rodada dupla desta quinta-feira, Botafogo x Duque de Caxias, às 17h, e Bangu x Fluminense, às 19h30, no Engenhão, os clubes receberão donativos em postos espalhados no acesso aos setores do estádio.
Conforme a recomendação das prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, os itens emergenciais são: água potável, alimentos não perecíveis em geral, roupas, cobertores, colchonetes e acessórios de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável.
Paralelamente, o Fluminense já vinha fazendo uma campanha de arrecadação que garantiu uma grande quantidade de mantimentos. Até agora, dois caminhões e alguns carros foram encaminhados para a Cruz Vermelha, que se responsabiliza pela distribuição de todos os donativos.
Após o treino realizado na manhã desta quarta-feira, dia 19, nas Laranjeiras, o lateral Mariano elogiou bastante a forma de jogo do companheiro de time Souza. Figura de fácil chegada ao ataque e muito bom poder defensivo, Mariano já sabe como continuar se destacando no time tricolor. O lateral-direito do Flu agora conta com um apoio importante pelo seu lado do campo, o apoiador Souza. Com o esquema armado por Muricy, Souza seria mais um a ajudar na marcação pelo setor direito e daria ainda mais liberdade para as subidas de sucesso de Mariano ao ataque.
- O Souza tem uma qualidade muito grande e faz boas jogadas. Fica fácil de jogar ao lado dele. Ele vai ajudar muito. Tenho certeza que o Muricy optou pelo Souza por ser destro. Vai facilitar, pois o Souza ajuda muito na marcação também e assim poderei ir mais ao ataque sem tantas preocupações.
Com o esquema armado por Muricy Ramalho, o time ganha mais mobilidade no ataque e a chegada de mais peças principalmente quando puxar os contra-ataques, o que para Mariano será fundamental durante este Campeonato Carioca. O lateral garantiu que o fato de o time estar mais próximo dentro de campo vai ajudar tanto na defesa, quanto no ataque.
- Já vínhamos jogando desta forma há algum tempo, pois ajuda no apoio e na hora de defender fica muito mais fácil. Acho uma formação muito boa, pois isso ajuda demais o time na hora de sair para o jogo e principalmente marcar cada vez melhor.
O Fluminense estreia no Campeonato Carioca atuando diante do Bangu nesta quinta-feira, dia 20, às 19h30, no Engenhão. Antes da partida o atacante Washington receberá uma homenagem por parte do Fluminense no campo de jogo.
A manhã desta quarta-feira, dia 19, foi intensa nas Laranjeiras. Depois de suar a camisa em um animado rachão, os jogadores correram para tomar banho e colocar o uniforme de jogo para a sonhada e esperada foto oficial do título. Felizes da vida, os campeões brasileiros de 2010 ficaram eufóricos ao lado do troféu e, como se fossem torcedores, pediram ansiosos para o fotógrafo do clube registrar o momento.
Muita alegria e descontração marcaram o encontro dos heróis do tri para a foto oficial do título. Entre eles um parecia extremamente animado e feliz por poder estar ao lado dos companheiros, Washington, que anunciou sua aposentadoria na última semana. O Coração Valente sorriu bastante, brincou muito com os demais jogadores do elenco e recebeu o carinho de todos do Fluminense, que o admiram bastante por sua história no clube.
A torcida, que se fez presente mais uma vez as Laranjeiras, aplaudiu bastante o elenco durante a foto e depois foi recompensada com muitos autógrafos e fotografias do atacante Fred, do lateral Marquinhos e principalmente de Washington, que ouvia a todo momento palavras de incentivo e agradecimento. Um desses torcedores chegou a fazer um pedido particular ao Coração Valente. “Nunca esqueça o Fluminense, pois jamais iremos te esquecer!” – disse o torcedor chorando bastante.
Figura incontestável durante a campanha do título brasileiro, o apoiador Conca fez questão de tirar uma foto com a taça na mão e o título estampado nas arquibancadas das Laranjeiras ao fundo. O jogador beijou o troféu e olhou com muita admiração para o objeto de grande cobiça dos clubes brasileiros.
Fred foi outro que não queria desgrudar da taça de campeão brasileiro. O capitão tricolor tirou fotos de todas as formas ao lado dela. Uma com a comissão técnica, outra com o massagista Julio Bransford, uma sozinho com o caneco e a última ao lado do segurança Márcio Barbosa. O atacante foi direto dar autógrafos para os torcedores e ouviu de todos sua música nos estádios “O Fred vai te pegar!”.