Xerém

História



Em 21 de julho de 1981, dia do aniversário de 79 anos do Fluminense Football Club, foi assinada a escritura do terreno que hoje abriga o Centro de Treinamento de Xerém.

Situado a 40 km do Centro do Rio, na tranqüilidade de Xerém - Distrito da cidade de Duque de Caxias, o terreno, que pertencia à Associação dos Tarifeiros da Marinha e era administrado pelo Serviço de Patrimônio da União, foi cedido ao clube pelo então Presidente da República General João Baptista de Figueiredo.

A idéia de ter um Centro de Treinamento que pudesse abrigar o futebol tricolor surgiu durante o mandato do presidente Silvio Kelly dos Santos, na tentativa de preservar o Estádio das Laranjeiras, primeiro estádio construído no Brasil, em 1919.

A sugestão do terreno foi do funcionário Roberto Alvarenga, que já conhecia o local e o recomendou ao presidente. Kelly enviou então uma carta ao General Figueiredo relembrando os serviços prestados pelo Fluminense ao desporto brasileiro e solicitando a cessão do terreno que, cinco meses mais tarde, passava a ser de posse do clube.

As obras começaram em seguida, com o levantamento topográfico e a terraplanagem. Pouca gente sabe, mas o primeiro campo de futebol de Xerém levou a assinatura de um dos mais famosos paisagistas do mundo, o brasileiro Roberto Burle Marx.

A inauguração oficial acorreu no dia 30 de abril de 1983 e a obra comportava apenas o campo de futebol. Em 1984, o time profissional do Fluminense treinava em Xerém, ainda que não houvesse sistema de iluminação ou uma estrutura fora o campo. O time utilizava um alojamento próximo, chamado Berro D’Água. Ao final do ano, Paulo Víctor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Renato; Jandir, Delei (Renê) e Assis; Romerito, Washington (Wilsinho) e Tato entraram para a história tricolor ao conquistar o título do Campeonato Brasileiro.

Mais tarde o arquiteto Mauricio Procnik, que projetou o acesso ao Corcovado, trabalhou no projeto embrionário para a construção do CT, custeado por alguns tricolores ilustres, arregimentados por João Havelange. Com a maquete pronta, a nova etapa era levantar recursos para o financiamento e foi então criada uma taxa de obra, dividida pelos associados do clube, além da ajuda de outras personalidades que seguiram atendendo ao pedido de Havelange.

Em 1985 a parte física ficou pronta, mas o CT ainda não dispunha de equipamentos. A inauguração oficial aconteceu apenas dez anos mais tarde, no dia 16 de dezembro de 1995, com o nome de Silvio Kelly dos Santos.

Desde então Xerém vem sofrendo modernizações e hoje recebe diariamente cerca de 200 garotos, com idades entre 9 e 20 anos, que contam com um programa que inclui alimentação balanceada, estudo, acompanhamento social, psicológico e médico, além de treinamentos físicos, técnicos e táticos, imprescindíveis para o desenvolvimento da prática de futebol.

Todos os serviços são oferecidos sob orientação e acompanhamento de profissionais diplomados e qualificados dentro do cenário esportivo nacional, que contam hoje com uma infra-estrutura de seis campos de treinamento e um de jogo, prédio administrativo, concentração e o Hotel Concentração Telê Santana, distribuída numa área utilizada de cerca de 100 mil m².

Não à toa o clube se tornou um colecionador de títulos nas divisões de base. Mesmo antes da criação do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, o tricolor já acumulava importantes conquistas, como a da Taça São Paulo de Juniores nos anos de 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989. Mas o número de conquistas cresceu muito a partir de 1999, período no qual o CT começou efetivamente a funcionar.

Dentre os mais importantes podemos destacar: o 8º Torneio de Oberndorf de Juniores (Alemanha) 2001, Campeonato Brasileiro (United Premier Cup) 2005, o Mundialito de Juniores (Emirados Árabes Unidos) 2005, Manchester Cup sub-15 (Inglaterra) 2005, Mundialito sub-19 (Emirados Árabes) 2005; 36º Torneio Internacional de Futebol de Monthey na Suíça (juniores) 2006 e 25ª Edição da Milk Cup sub-17, na Irlanda, em 2007.

O Fluminense orgulha-se do trabalho desenvolvido em Xerém não só pela conquista de importantes títulos internacionais, difundindo pelo mundo a tradição tricolor, mas, principalmente, pelo desenvolvimento da formação e qualificação de atletas e cidadãos.

A entrada principal do CTVL

Vista panorâmica do belo centro de treinamento

Atletas ouvem preleção após o treino


Pessoal

As equipes das divisões de base do Fluminense contam com mais de 200 atletas com idades que variam de 9 anos na categoria pré-mirim até 20 anos na categoria júnior. Ao todo são cinco equipes, comandadas por comissões técnicas distintas e apoiadas por profissionais de várias áreas perfazendo um trabalho coeso na formação de atletas.
As cinco comissões técnicas contam com treinadores, preparadores físicos, treinadores de goleiros e auxiliares técnicos, além de massagista e roupeiro. Em apoio direto ao trabalho destas comissões técnicas existem médicos, fisioterapeutas, psicólogo, nutricionista, assistente social, supervisores e um coordenador geral. Como apoio indireto, estão os profissionais de cozinha, carpintaria, serviços gerais, lavanderia, limpeza, obras e segurança.
Os Profissionais se dividem basicamente em três grupos:

1. A Equipe de Coordenação e os Profissionais de Apoio ao trabalho, composta por Gerente, Coordenador, Assistentes, Observadores, Médicos, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeutas e Fisiologista;

2. As Comissões Técnicas de cada Categoria composta por Treinador, Assistente, Preparador Físico, Auxiliar, Treinador de Goleiros, Estagiário, Massagista e Roupeiro;

3. A Administração do CTVL composta por Administrador, Chefe Operacional, Auxiliares de Escritório, Telefonista, Motorista, Bombeiro, Carpinteiro, Cozinheiros, Ajudantes, Vigias, Operadores e Auxiliares de Serviços Gerais.

Direção e Coordenação das Categorias de Base:

Orlando de Souza Pinto FilhoDiretor de Futebol


Diretor de Futebol do clube com várias passagens desde 1993.

Rui ReisingerDiretor de Futebol


Diretor de Futebol do clube desde 2007.

Bruno CostaGerente
Profissional de Administração Esportiva com seis anos nas Categorias de Base da CBF, é responsável pela gerência das categorias de base desde o início de 2007.


André MedeirosCoordenador


Professor especialista em Futebol e Administração Esportiva chegou ao CTVL em 2000.

Antonio GarciaSupervisor


Professor de Educação Física, pós-graduado em treinamento desportivo e fisiologia do exercício. Chegou ao Fluminense em 2001 para trabalhar no departamento de futsal e em 2003 passou para o CTVL.

AssisCoordenador de Avaliação Técnica


Ídolo tricolor jogou na brilhante equipe campeã de 1983/84/85. Coordenada por Assis, a equipe de observação técnica tem a função de observar, monitorar e captar atletas em todo o território nacional.

Conquistas

O Fluminense sempre foi um colecionador de títulos nas divisões de base. Mesmo antes da criação do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, o tricolor já tinha títulos importantes como as conquistas da Taça São Paulo de Juniores nos anos de 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989.

De 1999, período no qual o Centro de Treinamento começou efetivamente a operar até os dias atuais, foram muitos títulos conquistados. Dentre os mais importantes podemos destacar:

1999
Campeão Copa Santiago Juvenil
Campeão Estadual Juvenil
Campeão OPG Junior
2000
Campeão Copa Gazetinha Infantil
Campeão Copa Light Mirim
Campeão III Copa Circuito das Águas Mirim
Campeão Copa Bayer Mirim 2000 - Carioquinha
2001
Campeão Brasileiro Juvenil
Campeão Copa Curitiba Juvenil
Campeão Estadual Juvenil
Campeão Copa Light Pré-Mirim
Campeão Copa Luís Mendes Pré-Mirim
Campeão 8º Torneio Internacional de Oberndorf
Campeão Copa Macaé Juvenil

2002
Bicampeão Estadual Juvenil
Campeão Estadual Infantil
Campeão Estadual Júnior
Bicampeão Copa Luís Mendes Pré-Mirim
Campeão Mirim 1º ano - Carioquinha
2003
Bicampeão Estadual Júnior
Bicampeão Copa Macaé Juvenil
Tricampeão Estadual Juvenil
Campeão Brasileiro Juvenil
Campeão Copa Minas Futebol Infantil
Campeão Estadual Mirim
Bicampeão Mirim 1º ano - Carioquinha
Campeão Copa Jornal dos Sports - Pré-Mirim
Campeão Copa Light Pré-Mirim

2004
Tricampeão Estadual Júnior
Campeão Estadual Infantil
Campeão Torneio Muriaé Juvenil
Campeão Macaé Cup Sub-13 Mirim
Campeão Zayed International Tournament U-19

2005
Bicampeão Estadual Infantil
Campeão Brasileiro Infantil MUPC
Campeão Mundial Infantil MUPC
Campeão Festibolin (ES) Infantil
Campeão Mirim 1º ano - Carioquinha
Campeão Copa Bismark - Rio Bonito - Pré-Mirim
Campeão Copa Light Pré-Mirim

2006
Campeão 36o Tournoi International de Monthey
Campeão Copa Rio Juvenil
Campeão Juvenil 1º ano - Carioquinha
Campeão Copa da Amizade Brasil-Japão
Campeão Infantil 1º ano - Carioquinha
Campeão Estadual Mirim
Campeão Copa Light Mirim
Bicampeão Copa Rio Bonito - Pré-Mirim
Campeão Copa Light Pré-Mirim

2007
Campeão Copa Vitória de Futebol Internacional Sub-20
Campeão 25a Milk Cup – Irlanda do Norte
Campeão ESCUP Juvenil
Campeão Copa Jataí Juvenil
Campeão Copa Minas Futebol Infantil
Campeão Copa Jataí Infantil
Tricampeão Copa Rio Bonito - Pré-Mirim
2008
Bicampeão Zayed International Tournament U-19
Campeão Estadual Júnior
Campeão Torneio OPG Júnior
Campeão Estadual Juvenil
Campeão Copa Rio Juvenil
Campeão Brasileiro Infantil MUPC
Campeão Mundial Infantil MUPC
Campeão Estadual Infantil 2008
Tetracampeão Copa Rio Bonito - Pré-Mirim
2009
Bicampeão Copa Rio Juvenil
Campeão Torneio Internacional de Promissão Juvenil
Bicampeão da Copa Brasil Japão Sub-15
Campeão da Copa Light Mirim
Campeão da Copa Light Infantil
Bicampeão Estadual Juvenil

2010
Campeão Copa Danone Sub-12
Campeão Copa BMG Sub-17
Campeão da Taça Guanabara de Juniores
Campeão da Copa Unimed Sub 11 (Pré-mirim)
Campeão da Taça Minas Gerais Sub-15 (Infantil)
Campeão da Taça Minas Gerais Sub-16 (Juvenil)
Campeão da ES Cup Mirim
Campeão da Copa Macaé Mirim
Campeão da Copa Leopoldina Sub-16 (Juvenil)
Campeão da Taça Cidade Verde (ES) Sub-13
Campeão da Copa Yasmim Sub-16 (Juvenil)
Campeão da Liga de Nova Iguaçu Sub 16 (Juvenil)

Campeão Estadual Sub 13 (Mirim)

Campeão Estadual Sub 15 (Infantil)

Estruturas

Sob a Coordenação Administrativa de Carlos Henrique Ferreira e dos Chefes Administrativo e Operacional Sergio Ferreira e Humberto Tavares, o Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras é uma referência no Rio de Janeiro e funciona com grande eficiência.
Campos
O Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras conta com uma área utilizada de cerca de 100 mil m² com 6 campos para treinos e 1 campo para jogos. O campo principal (1) possui dimensões máximas oficiais (110x76 m) e normalmente é utilizado apenas em jogos oficiais das categorias de base. Este campo conta com uma arquibancada capaz de receber cerca de 2.000 torcedores.

Os outros seis campos são utilizados para a realização dos treinamentos técnicos das diversas categorias, sendo um deles, especialmente para o treinamento dos goleiros.
Em anexo aos campos estão localizados três pequenos vestiários destinados aos atletas. Também próximo aos campos estão localizados mais quatro vestiários que são utilizados pelos treinadores e árbitros.

Os campos de treinamento
Prédio Administrativo

Em posição privilegiada, localizado acima do complexo de campos, no alto de uma pequena colina, encontra-se o prédio administrativo do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras. Dois blocos dispostos em formato de “L” formam o prédio administrativo.

No bloco 1 estão localizadas:
Sala de Coordenação e Diretoria – local onde são realizadas as reuniões necessárias bem como tomada de decisões e planejamento das atividades do CTVL.

Sala de jogos – utilizada para entretenimento nas horas vagas, contando com mesa de sinuca, mesa de tênis de mesa, totó, vídeo game, vídeo-cassete, TV 29” e sistema de TV a Cabo.

Sala de musculação - onde encontram-se aparelhos como extensores, “apolo” e bicicletas ergométricas.

Departamento Médico – Dividido em sala de consulta e sala de atendimento, conta com macas, aparelhos de ultra-som e ondas curtas, máquina de gelo, armário com medicamentos e um negatoscópio ( quadro para avaliação de filmes de Raio X ).

Refeitório e Cozinha – Com capacidade para atendimento de mais de 200 refeições, o CTVL possui uma cozinha industrial equipada com fogões, forno, 2 câmaras frigoríficas e demais utensílios.

Lavanderia Industrial – Conta com duas lavadoras e duas secadoras profissionais.

Carpintaria – Utilizada para manutenções gerais.

Depósitos de material de cozinha e limpeza.

Almoxarifado com material esportivo e administrativo.

No Bloco 2, dispostos em dois andares, estão quartos quádruplos e quartos duplos. Todos estes quartos contam com armários embutidos individuais, ar condicionado e banheiro com chuveiro elétrico.
Entre os blocos estão outras três salas sendo:
Sala de Atendimento - utilizada para reuniões e atendimento da psicóloga e assistente social.

Sala de Administração – local aonde funciona a administração funcional do CTVL e telefonia.

Sala do Departamento Técnico – equipada com computadores com acesso a Internet, telefone e fax é utilizada para controle técnico, registro e informações dos atletas.


O prédio administrativo

Os dormitórios

Salão de recreação


Refeitório, vista I


Refeitório, vista II
Concentração
Disposta em dois andares, a concentração do CTVL conta com quartos quádruplos e triplos. Todos com armários embutidos individuais e banheiro.
Os alojamentos têm capacidade para acomodar 106 atletas, provenientes de diversas partes do país. O Fluminense é referência no trabalho de base no Brasil.

Hotel Concentração Telê Santana

No estilo de construção européia clássica, construído no ano de 1942, o Hotel Concentração Telê Santana, em Xerém, foi fundado pela FIAT do Brasil, com o intuito de hospedar os executivos da empresa. Hoje, depois de um tempo sob o comando da Fábrica Nacional de Motores (FNM), a administração passou a ser realizada pelo Fluminense Footbal Club, na gestão do presidente Roberto Horcades.

Localizada em uma área de preservação ambiental, a 40 minutos do centro da cidade do Rio de Janeiro, a construção oferece acomodação para 42 pessoas, distribuídas em 24 quartos. O hotel possui ainda sala de convivência com TV, piscina e internet WiFi para os hóspedes, que vêm dos mais variados lugares do mundo. Frequentemente lá se hospedam atletas e equipes de vários estados brasileiros e de diversos países, como, por exemplo, Austrália, Alemanha, Arábia Saudita, Caribe, Itália, Porto Rico, Coréia e Canadá, que estiveram em Xerém fazendo um intercâmbio com os atletas tricolores. O hotel é utilizado ainda pelas equipes de base do Fluminense Football Club (infantil, juniores e juvenil), que lá se concentram antes de competições importantes.

Localizado em plena Mata Atlântica o Hotel Telê Santana, é cercado pela exuberância da fauna e flora que encanta os visitantes, em especial os estrangeiros.

À frente da administração do Centro de Treinamento e Hotel Telê Santana estão Carlos Henrique Ferreira, Coordenador Geral, e Vera Lúcia Gonçalves, Gerente Administrativa.


Revelações

O Centro de Treinamento do Vale das Laranjeiras já revelou e continua revelando inúmeros talentos. Hoje, o time profissional do Fluminense conta com alguns desses nomes. Outros seguiram para o exterior ou atuam atualmente em clubes brasileiros. Confira aqui alguns desses nomes:

Fernando Henrique
Fernando Henrique dos Anjos
25/11/1983 – goleiro - 1,89m 82kg

Tartá
Vinicius Silva Soares
13/04/1989 – meio campo – 1,71m 65kg


Alan
Alan Douglas Borges de Carvalho
10/07/1989 – atacante – 1,83m 74kg

João Paulo
João Paulo Purcino de Almeida
20/07/1990 – lateral


Sandro
Sandro Silva de Souza
17/05/1988 – volante – 1,80m 78kg

Maurício
Maurício José da Silveira Jr
21/10/1988 – volante – 1,80m 72kg


Maicon "Bolt"
Maicon Marques Bitencourt
18/02/1990 – atacante 1,82m 77kg

Digão
Rodrigo Junior Paula Silva (Digão)
07/05/1988 – zagueiro – 1,87m 85kg


Marcelo
Marcelo Vieira da Silva Junior
12/05/1988 - lateral – 1,74m 73kg

Romeu
Romeu Pereira dos Santos
13/12/1985 – volante – 1,79m 74kg


Roger
Roger Galera Flores
17/08/1978 - meio campo – 1,70m 68kg

Carlos Alberto
Carlos Alberto Gomes de Jesus
12/11/1984 - meio campo – 1,75m 71kg


Arouca
Marcos Arouca da Silva
17/04/1986 – volante – 1,69m 65kg

Fábio
Fábio Pereira da Silva
09/07/1990 – lateral – 1,72m 65kg


Rafael
Rafael Pereira da Silva
09/07/1990 – lateral – 1,72m 65kg

Junior Cesar
Junior Cesar Eduardo Machado
04/09/1982 – lateral - 1,66m 62kg


Diego Souza
Diego de Souza Andrade
17/06/1985 – meio campo - 1,86m 89kg

Lenny
Lenny Fernandes Coelho
23/03/1988 – atacante – 1,71m 68kg


Rodolfo
Rodolfo Dantas Bispo
23/10/1982 - zagueiro – 1,86m 77kg

Julio César
Julio César da Silva e Sousa
26/02/1980 – atacante - 1,78m 77kg


Rodrigo Tiuí
Rodrigo Bonifácio da Rocha
04/12/1985 – atacante – 1,77m 64kg

Juliano
Juliano Mineiro Fernandes
14/02/1986 – volante – 1,73m 73kg


Radamés
Radamés Martins Rodrigues da Silva
17/04/1986 – volante – 1,80m 78kg

Alex Fidelinho
Alex Barboza de Azevedo Terra
02/09/1982 – atacante - 1,65m 62kg


Jancarlos
Jancarlos de Oliveira Bastos
15/08/1983 – lateral - 1,75m 75kg

Antônio Carlos
Antonio Carlos dos Santos Aguiar
22/06/1983 – zagueiro - 1,83m 77kg


Marcelo
Marcelo Macedo
01/02/1983 - atacante – 1,78m 73kg

Fernando
Fernando Gomes de Jesus
12/05/1986 – volante – 1,84m 81kg


Toró
Rafael Ferreira Francisco
13/04/1986 – volante – 1,69m 72kg

Dieguinho
Diego Evangelista dos Santos
29/09/1989 – lateral – 1,69m 59kg


      
Dodô                                                             Thiago SilvaRicardo Lucas                                               Thiago Emiliano da Silva
02/05/1974 - atacante – 1,79m 75kg       22/09/1984 – zagueiro – 1,83m 79kg

Trabalho

Todo o trabalho de formação é dividido em faixas etárias visando com isto permitir uma maior especificidade de objetivos. As faixas etárias são:
Júnior - 18 a 20 anos

Juvenil - 16 e 17 anos

Infantil - 14 e 15 anos

Mirim - 12 e 13 anos

Pré-Mirim - 9, 10 e 11 anos
Todas as equipes treinam intensamente. O Pré-Mirim treina de três a quatro vezes na semana e as demais categorias 5 ou 6 vezes na semana. Em algumas ocasiões, a categoria de júnior chega a realizar treinos em dois períodos.
O Fluminense conta com avaliadores que tem a função de observar atletas em localidades distintas, porém a seleção de atletas para as divisões de base é realizada de diversas outras formas. Uma delas é através da realização de amistosos e participação em torneios com equipes de diferentes localidades, onde os técnicos das equipes do Fluminense selecionam os atletas que mais interessam. Uma outra forma é através de processo seletivo, no próprio CTVL, com atletas que desejam ingressar nas divisões de base do Fluminense.
Os atletas de fora da cidade do Rio de Janeiro e até mesmo alguns atletas do Rio de Janeiro, normalmente os mais carentes, residem no CTVL, onde recebem diariamente quatro refeições (desjejum, almoço, jantar e ceia). Os demais atletas se apresentam para treinamento na parte da manhã, após o treino almoçam e seguem para as escolas que existem próximas ao CTVL antes de retornarem para suas casas.
Diariamente a nutricionista do CTVL elabora um cardápio balanceado e próprio para atletas que estão em fase de desenvolvimento.
A premissa número um para ser um atleta das divisões de base do Fluminense é a dedicação nos estudos. Para orientar, monitorar e cobrar esta dedicação nos estudos, além dos profissionais de supervisão e coordenação e as comissões técnicas, o CTVL conta com uma assistente social.
Processo Seletivo de Atletas
O Fluminense tem à disposição de qualquer interessado um processo seletivo semanal de avaliação de atletas.
Este processo é conduzido nas dependências do CTVL todas as segundas feiras, de forma a possibilitar que qualquer menino possa realizar o sonho de ingressar no mundo do futebol.

Para inscrição no processo seletivo é preciso:

- Atestado médico (original, especificando que o atleta está apto à prática de futebol ou atividades físicas)

- Certidão de Nascimento ou documento de identidade (original ou cópia)

- Presença do responsável legal (pai ou mãe) munido de identidade, caso seja menor de 18 anos

- Pagamento da taxa de R$ 40,00 (quarenta reais)

As inscrições são realizadas no C.T.V.L em dias úteis, no horário das 9h às 16h. Falar com Sueli.

Para obter maiores informações sobre como se inscrever no processo seletivo de avaliação de atletas das divisões de base do Fluminense entre em contato com a Gabriela ou Leonardo através do telefone (21) 2679-4040. O Fluminense está com suas portas abertas para os futuros craques do futebol.

Amistosos

O Fluminense recebe semanalmente, nas dependências do CTVL, equipes e escolinhas para a realização de amistosos. Esta atividade é parte relevante no processo de desenvolvimento dos atletas das divisões de base do clube.

Sendo assim, caso haja interesse em marcar amistosos no CTVL contra as equipes de base do Fluminense entre em contato com a Coordenação de Xerém: Bruno Costa (Gerente), André Medeiros (Coordenador), Antônio Garcia (Supervisor) Telefone: (21) 2679-4040.

Também temos o interesse em realizar amistosos fora do CTVL. Para isto o Fluminense exige que o interessado disponibilize o transporte da equipe tricolor, alimentação e hospedagem se necessário.

Competições
Time campeão nos Emirados Árabes
A participação em competições nacionais e internacionais é encarada como componente chave do trabalho de formação desenvolvido nas divisões de base do Fluminense.

Conhecer e enfrentar escolas e trabalhos de formações diferentes, acrescentar experiência aos atletas e profissionais da base e inserir uma mentalidade competidora e vencedora são alguns dos objetivos almejados nas diversas competições disputadas pelas equipes de base tricolor.

Convites para participações em torneios de base serão sempre bem vindos e podem ser encaminhados para o CTVL em nome do gerente das categorias de base do Fluminense, Bruno Costa.

Anualmente todas as categorias participam de diversos torneios e competições, dentre os quais destacamos alguns:
Pré – Mirim - Copa Light

Mirim - Campeonato Carioca

Infantil - Campeonato Carioca, Copa Gazetinha e Taça Minas Gerais

Juvenil - Campeonato Carioca, Copa Rio e Torneio de Santiago

Júnior - Campeonato Carioca, Copa Brasil, Taça BH e Copa São Paulo


Um atleta recebe atendimento

Treinamento

Com treinamentos diários físicos, técnicos e táticos os atletas tricolores têm sido preparados para as rotinas de jogos e competições impostas a carreira do atleta profissional. O trabalho é dividido nas cinco categorias: Júnior (Sub-20), Juvenil (Sub-17), Infantil (Sub-15), Mirim (Sub-13) e Pré-Mirim (Sub-11).
 

 Universidade de Futebol

André exibe mais uma conquista tricolor


O Fluminense Football Club, através do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, oferece para profissionais de futebol, atletas e equipes de futebol do Brasil e do exterior toda sua estrutura para formação, aperfeiçoamento e treinamento técnico.

Este projeto de Intercâmbio recebeu o nome de Universidade de Futebol e programas especiais são elaborados de acordo com as necessidades e características do aluno.

Nestes programas estão sempre inseridas atividades em conjunto com os profissionais e as equipes de base do Fluminense, visando com isto um forte intercâmbio e consistente troca de experiências.
O projeto Universidade de Futebol possui cinco linhas distintas de trabalho:

1. Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Técnico do Atleta

Indicado para atletas que objetivam uma melhora individual. Esta linha do projeto é muito solicitada por atletas oriundos de outros países onde a cultura esportiva no futebol é mais simples que no Brasil, como Coréia, Japão, Estados Unidos, África do Sul e outros. Os atletas permanecem num período de 1 a três meses, podendo também ser renovados por mais três meses. O Atleta retorna com um "upgrade" muito bom, conseguindo após estes períodos ingressarem em clubes importantes, universidades e alguns deles em suas seleções amadoras.

Os atletas trabalham em regime integral de 2ª a 6ª feira com acompanhamentos do Fisiologista, Preparadores Físicos e Treinadores das divisões de base do Fluminense.

2. Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Técnico de Equipes

Direcionado a equipes que buscam uma melhora individual e coletiva. Esta linha do projeto é a mais solicitada porque alia o interesse da Equipe, Treinadores e Diretores e o sonho de atletas de passarem uma temporada futebolística no Brasil.

Recebemos grupos de Coréia, Japão, Estados Unidos, África do Sul e Porto Rico entre outros. Os programas são elaborados para cada equipe incluindo várias partidas amistosas e deixando livres oportunidades para visitarem as belezas do Rio de Janeiro.

Todos os representantes de equipes até então se sentiram muito satisfeitos com o programa e já retornaram com novos grupos ou agendaram para temporada 2007. As equipes recebem treinamentos ministrados por treinadores do Fluminense e realizam os exercícios em duplas ou trios, com atletas brasileiros ampliando o intercâmbio técnico.

3. Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Treinadores

Direcionado a Treinadores que objetivam um maior entendimento da cultura esportiva brasileira no futebol. Neste período os treinadores têm acesso aos treinamentos físicos, técnicos, táticos, jogos e avaliações no Fluminense Football Club. Aprendem a metodologia empregue no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras e assistem também a atividades e jogos da equipe Profissional. Recebemos nos últimos anos para períodos de 15 a 30 dias treinadores de países como Japão, Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Suriname e Quênia entre outros.

Os treinadores recebem algumas aulas, mas, o mais importante são a observação e a percepção do estilo brasileiro.

4. Curso Internacional de Treinamento para Futebol

Em parceria com o Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Rio de Janeiro – STFPRJ. o curso será oferecido a Treinadores estrangeiros com aulas teóricas ministradas em Inglês, Treinamentos Práticos e observação de Treinamentos Físicos, Técnicos, Táticos e jogos das Equipes de Base do Fluminense, além da exibição de Vídeos e Jogos da Equipe Profissional.

O Programa do Curso será realizado em data a ser confirmada.

5. Fluminense's International Brazilian Cup

O Fluminense realizou nos anos de 2005 e 2006 Torneios Internacionais com a participação de Equipes que estavam em treinamento no CTVL. Em 2009 organizaremos Copa Internacional do Fluminense e as inscrições poderão ser feitas com antecedência no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras a partir de agosto de 2008. As faixas etárias previstas são U14 e U12. Será mais uma oportunidade de intercâmbio para atletas brasileiros e estrangeiros

Maiores informações podem ser obtidas com o supervisor André Medeiros através dos telefones: (21) 2679-4040 ou (21) 2679-4634 ou por e-mail: medeirosandre@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
CENTRO DE TREINAMENTO VALE DAS LARANJEIRAS
Avenida Pastor Manoel Avelino de Souza, 859
Xerém – Duque de Caxias – RJ
CEP: 25250-000
Brasil


Escola formadora de futuros craques


Comissões Técnicas

CATEGORIA JÚNIOR

Mario Marques
Treinador

Gabriel Pinho
Preparador Físico


Edevaldo Freitas
Assistente Técnico

André Carvalho
Preparador de Goleiros


Alex Rittes
Auxiliar de Prep.Física

Edson Souza
Massagista


Mauro Galhano
Roupeiro



CATEGORIA JUVENIL


Marcelo Veiga
Treinador

Vitor Terra
Preparador Físico


Carlos Stofel
Assistente Técnico

Marcelo Inácio
Preparador de Goleiros


Guilherme Amaral
Auxiliar de Prep.Física

Walter Veloso
Massagista


Humberto Teixeira
Roupeiro


CATEGORIA INFANTIL

Caio Couto
Treinador

Gilson Francisco
Preparador Físico


Wesley Edson
Assistente Técnico

Fabio Gomes
Preparador de Goleiros


Alex Souza
Massagista

Damião França
Roupeiro

CATEGORIA MIRIM


José Roberto - Beto
Treinador

Raul Sant'anna
Preparador Físico


Miguel Goes
Assistente Técnico

Renato
Massagista


Luciano Tine
Roupeiro


CATEGORIA PRÉ-MIRIM


Daniel Pinheiro
Treinador

Igor Cotrim
Preparador Físico


Departamento Médico


Dr. Arthur da Rocha Nogueira Neto

Coordenador Médico do CTVL

Rodrigo Araujo Góes

Formado pela Escola de Medicina Souza Marques e especialista em Ortopedia / Traumatologia, Cirurgia do Joelho e Traumatologia Desportiva pelo INTO-MS (Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia). É membro titular da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e da SBCJ (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho) e Membro do Corpo Médico do INTO-MS. Trabalhou no Fluminense de 2000 a 2002 e retornou ao clube em 2005.

Marco Antonio Alves Azizi

Medicina Desportiva / Clínica Geral / Angiologia
Jorge Lopes de Souza

Ortopedia Traumatologia/ Cirurgia Pé e Tornozelo
Prof. Márcio Assis

Fisiologista
Chegou ao Fluminense em dezembro de 2005. Acumula o cargo de fisiologista com o de coordenador científico das Categorias de Base, onde desenvolve protocolos para a formação profissional do jovem atleta. Professor de Educação Física (1988), Pós Graduado em Ciência da Performance Humana (1991) e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana (2005) – todos na Universidade Castelo Branco – e Doutor em Ciência do Movimento Humano na Universidade Anglo Americana (2010), atualmente é professor na Universidade Estácio de Sá e ministra aulas em três cursos de Pós Graduação: Universidade Veiga de Almeida, Universidade Pestalozzi e UFRJ.

Ricardo Abrantes - Fisiologista

Paulo Viveiros - Fisioterapeuta

Paulo Henrique Suisso Gervaso - Fisioterapeuta

Thiago Fadel - Fisioterapeuta

Katty Carneiro - Fisioterapeuta

Claudia Barreto - Fisioterapeuta

Jamilce Araújo
- Nutricionista

Emily Gonçalves
- Psicóloga

Lucilene Dias
- Assistente Social