quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

É TRICAMPEÃO!

Os heróis campeões do primeiro título brasileiro tricolor em 1970
O momento tão esperado chegou. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira,  anunciou oficialmente nesta quarta-feira a unificação dos títulos brasileiros conquistados entre 1959 e 1970, quando o campeonato era chamado inicialmente de Taça Brasil e depois Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata. Com isso, o Fluminense passa a ser Tricampeão Brasileiro.
O título conquistado por nossa seleção de craques em 1970, sempre foi reconhecido como primeiro título brasileiro pelo Fluminense. A conquista está pintada na arquibancada do estádio Manoel Schwartz, nas Laranjeiras, ao lado do título de 1984 e o mais recente de 2010. Conheça um pouco mais sobre essa inesquecível história, que vale um filme, em uma série de matérias especiais que começamos na última segunda-feira, quando a conquista completou 40 anos, com depoimentos dos heróis que ficarão eternizados na memória tricolor. Outra boa dica de leitura é a brilhante coluna do sócio e publicitário Octavio Sarmento, testemunha ocular do título. Está imperdível.
Fluminense conquista o 1º título brasileiro
Torneio Roberto Gomes Pedrosa/ Taça de Prata de 1970
Classificação do Quadrangular Final
1 - Fluminense: 5 pontos (duas vitórias e um empate). Campeão.
2 - Palmeiras; 4 pontos (duas vitórias e uma derrota). Vice.
3 - Atlético/MG: 2 pontos (dois empates e uma derrota).
4 - Cruzeiro: 1 ponto (um empate e duas derrotas).
Jogo decisivo
20/12/1970
Fluminense 1, Atlético/MG 1, Maracanã, Rio de Janeiro
Fluminense: Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio (Toninho); Denilson e Didi; Cafuringa, Mickey, Cláudio Garcia e Lula. Técnico: Paulo Amaral.
Atlético/MG: Renato; Nélio (Zé Maria), Humberto Monteiro, Vantuir e Vanderlei; Odair e Humberto Ramos; Ronaldo, Vaguinho, Lola e Tião.
Técnico: Telê Santana.
Gols: Mickey aos 33 minutos do primeiro tempo, e Vaguinho aos 2 do segundo.
Árbitro: José Favilli Neto/SP.
Renda: Cr$ 535.419,00.
Público: 112.402 pagantes.
Fluminense (campeão) e Palmeiras (vice) classificaram-se como os únicos representantes do Brasil na Taça Libertadores da América de 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário